Busca Geral
Busca Avançada

Busca Geral

Digite o assunto a ser pesquisado na caixa PALAVRA-CHAVE, pressione ENTER ou clique no botão BUSCAR. O sistema irá fazer a busca e apresentará o resultado da sua pesquisa separado por TIPOS DOCUMENTAIS. Basta clicar sobre o ícone para acessar os documentos.

Dicas de pesquisa:

Letras maiúsculas/minúsculas: A pesquisa NÃO diferencia palavras escritas em maiúsculas ou minúsculas. Todas as letras, independentemente de como são digitadas, serão pesquisadas. Exemplo: Romi
Palavras acentuadas: A pesquisa desconsidera a acentuação para as buscas
Pesquisas de frases: Em alguns casos, você vai querer obter resultados apenas para uma frase exata ou de um nome completo. Para isso, basta digitar os termos de pesquisa entre aspas. Exemplo: “Romi-Isetta”
Pesquisas de palavras: Se utilizar mais de um termo para a pesquisa, por exemplo: Igreja Aparecida, você obterá resultados que tenha a palavra Igreja e/ou a palavra Aparecida
Termos negativos: Se o termo de pesquisa tiver mais de um significado (Romi, por exemplo, pode se referir Fundação Romi, Indústrias Romi ou a Família Romi), você poderá concentrar sua pesquisa, inserindo um sinal de – (menos) antes das palavras relacionadas ao significado que deseja evitar. Exemplo: palavra+espaço+sinal negativo palavra. Exemplo: Romi -Indústria
Pesquisa utilizando o sinal + (mais): Nesse caso, buscamos uma palavra associada à outra. Por exemplo: Igreja +Aparecida. Os resultados retornam documentos que tenham os dois termos. Exemplo: palavra+espaço+sinal positivo palavra. Exemplo: Praça +Central

Busca Avançada

Para realizar essa pesquisa o preenchimento de alguns campos são obrigatórios.

Tipo de publicação:
Tipos de documentos que estão disponíveis para pesquisa no Banco de Dados do CEDOC Fundação Romi. Selecione o qual deseja pesquisar ou Todos.

Coleções:
Conjunto de documentos reunidos por assunto ou proveniência. Caso sua pesquisa se enquadre dentro de um desses itens, selecione com o mouse a opção desejada e o próximo campo se atualizará automaticamente.

Subcoleções:
Em virtude da amplitude dos assuntos, dividimos as coleções em subcoleções agrupando os documentos por temas ou respeitando o nome de uma instituição, da família ou da pessoa que doou a documentação. Caso sua pesquisa se enquadre dentro de um desses itens, selecione com o mouse a opção desejada.

Nome:
Digite uma palavra do nome pesquisado ou, se souber o nome todo da pessoa:
Ex: Américo Emílio Romi
ou: Romi
ou: Américo
ou: Emílio
Em caso de dúvida, clique sobre o campo Nome e digite o que desejar; clique em Pesquisar e aparecerá uma lista de nomes com a grafia utilizada. Você poderá organizar a listagem que aparecerá nessa pesquisa por nome, sobrenome ou apelido. Basta clicar sobre o nome desejado que o campo será preenchido.

Assunto:
Digite uma palavra do assunto desejado (nomes de lugares, entidades, igrejas, escolas, etc.)
Ex: Estação Ferroviária de Santa Bárbara
ou: Estação
ou: Ferroviária
ou: Estação Ferroviária
Em caso de dúvida, clique em Assunto e digite o que desejar; clique em Pesquisar e aparecerá uma lista de assuntos em ordem alfabética. Clique sobre o assunto desejado que o campo será preenchido.

Data:
Essa opção permite que a sua pesquisa fique delimitada entre determinados períodos:
Com o mouse, selecione a opção Data Inicial (somente o ano é obrigatório). Ex.: 01/12/1950
A seguir, selecione a opção Data Final (somente o ano é obrigatório). Ex.: 31/12/1960
Clique em Pesquisar e lembre-se de que serão mostrados 60 registros por Pesquisa.
No Banco de Dados da Fundação Romi você pode ordenar os resultados por ordem de data é só clicar no link Data.
Caso o resultado não corresponda às suas necessidades, reformule sua Pesquisa, alterando alguns campos, para localizar os documentos desejados.

Pesquisando em Jornais, Revistas e Boletins
Para pesquisar esses documentos você deve selecionar o campo:

Tipo de publicação – Publicação Seriada
A publicação seriada refere-se a qualquer tipo de suporte, editado em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas destinada a ser continuada indefinidamente. São considerados tipos de publicação seriada Jornal, Revista e boletim. Após, selecionar em qual deseja realizar a consulta:
Tipo de publicação SERIADA: Jornais, Revistas ou Boletins

1. Título (da publicação): Selecionar o título do jornal, revista ou boletim que deseja consultar.
  2. Palavra-chave: Digitar o nome, assunto, palavra que representa o conteúdo que deseja consultar.
  3. Data inicial: Preenchimento obrigatório do campo ano.
  4. Data final: Preenchimento obrigatório do campo ano

Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Pesquisar para realizar a consulta desejada. No Banco de Dados da Fundação Romi, você pode ordenar os resultados por ordem de data é só clicar no link Data.

Para acessar os jornais é necessário clicar sobre os números exibidos em páginas encontradas.

O documento aberto é um arquivo em pdf que também pode ser pesquisado por palavra selecionando na Barra de Ferramentas Editar / Localizar ou através do atalho Ctrl +F. A palavra pesquisada será realçada.